terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como eu Descobri o Meu Editor de Texto Preferido

Antigamente quando eu ia programar, sempre ficava na dúvida se o programa de editar texto que eu usava era bom, se era o melhor pra mim, se tinha todas as funcionalidades que um bom programador merece.
Comecei utilizando uma ferramenta grátis, minha lógica era: se tudo que eu precisava para programar era free (mysql, xampp, php, etc.), por que então utilizar uma ferramenta paga?
E foi assim que fui vivendo programando no Codelobster PHP Edition, uma ferramenta para iniciantes, eu considero. Meu primeiro contato com programação eu não sabia de nada, comecei com essa ferramenta.
Não digo que ela é uma ferramenta ruim, ela supria minhas necessidades de iniciante, tinha uma interface (não muito) limpa, de vez em quando dava crash no programa e eu perdia tudo que tava fazendo, mas fora isso fui me acostumando com os prós e contras da ferramenta.
Até que um dia eu comecei a ficar razoavelmente bom na programação, e com isso eu necessitava de mais funcionalidades da ferramenta que eu programava.
Navegando na internet em busca de funcionalidades para programas de edição de texto, descobri um recurso chamado “snippet” que é algo como um conjunto de comandos guardado num comando só.
Por exemplo: você escreve cabeçalho_html, aperta o atalho correspondente e boom! Ele transforma aquela palavra em um cabeçalho de HTML todo! É incrível!
Mas a versão free do Codelobster (nem a versão paga.) não me dava liberdade de utilizar snippets, nem integrar o programa com os frameworks que mais adiante eu iria conhecer.
E foi aí que eu percebi que eu tava errado na minha lógica de achar que se uma coisa era free, tudo tinha de ser.
Primeiro contato com o Sublime Text
 Depois de dar muito crash nos meus projetos utilizando o Codelobster, eu me convenci de que teria de encontrar outra ferramenta para continuar minha programação, uma ferramenta que atendesse a todas as minhas novas necessidades.
Encontrei uma ferramenta chamada Sublime Text, uma ferramenta (paga, infelizmente) que tinha tudo (e mais um pouco) do que eu precisava pra ser feliz.
Contando com uma interface mais limpa, escura, bonita. Várias funcionalidades, integração com FTP, podendo instalar plugins e muito mais recursos, o Sublime Text era o editor perfeito pra mim.
Conclusão
Acho que não é uma má idéia você gastar um pouco de grana quando se trata de uma coisa que você vai utilizar com freqüência (e que seja necessário, claro) e até mesmo ganhar dinheiro com isso.
Na época, eu fazia freelance (ainda faço) de desenvolvimento de sites, então foi algo que agilizou bastante na programação, além de não crashar de repente toda hora (foi daí que aprendi a ficar salvando o tempo todo).





0 comentários:

Postar um comentário